1.Quais são as funções das grandes florestas e formação vegetais para a terra e para manutenção da vida?
A flora amazônica ainda é praticamente desconhecida, com um fantástico potencial de plantas utilizáveis para o paisagismo, e é constituída principalmente de plantas herbáceas de rara beleza, pertencentes às famílias das Arácea, Heliconiaceæ, Marantácea, Rubiácea, entre outras. Essa flora herbácea alem do aspecto ornamental, seja pela forma ou pelo colorido da inflorescência, desempenha vital função no equilíbrio do ecossistema.
Como exemplo, temos as helicônias, com uma grande variedade de espécies com coloridas inflorescências. São de presença marcante nas nossas matas úmidas e tem uma importante função no equilíbrio ecológico. No continente americano, as helicônias são polinizadas exclusivamente pelos beija-flores que, por sua vez são os maiores controladores biológicos do mosquito palha Phletbotomus, transmissor da leishmânia, muito abundante na Amazônia desmatada.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
As florestas tropicais são as mais diversas e mais complexas formações vegetais do planeta, abrigando aproximadamente 50% das espécies da terra numa área que corresponde a apenas 7% de sua superfície (daí a importância de priorizadas estas áreas nos esforços de preservação da biodiversidade). Na realidade, estamos apenas começado a compreender o verdadeiro potencial econômico contido na biodiversidade de nossas florestas - utilizando-o na indústria química, farmacêutica, cosmética, entre outras - e seu papel na manutenção da vida na terra.
Há ainda os benefícios imensuráveis trazidos pelas florestas e pelos seres da floresta à nossa qualidade de vida, como o canto de um pássaro de manhã, uma sombra proporcionada por uma árvore e uma linda vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário