segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Ciclo da Água

Deep Impact - Queda de meteoros

VEGETAÇÃO DO BRASIL

Atmosfera

MAG - 2/14 - Efeito Estufa

VEGETAÇÃO - PARTE 2

2. Como elas ( florestas) podem atuar dentro do problema da poluição atmosférica em grande parte geradas pelos automóveis,usinas e indústrias?


 Monóxido de carbono (CO):Gás altamente tóxico produzido pela queima incompleta de hidrocarbonetos, como os combustíveis fósseis, ou pela decomposição parcialmente anaeróbica de matéria orgânica.
OZÔNIO (O3):É um composto formado quando o gás de oxigênio é exposto à radiação ultravioleta. Na atmosfera externa (chamada estratosfera), o ozônio protege a Terra contra a radiação excessiva. Na atmosfera inferior (troposfera), forma-se a partir de gases de combustão e, em grandes concentrações, torna-se um poluente atmosférico.
 Dióxido de enxofre (SO2):É formado principalmente pela combustão dos derivados de petróleo e do carvão mineral. Provoca problemas no sistema respiratório e é causa de bronquites e distúrbios graves, como o enfisema pulmonar. No ar, o dióxido de enxofre pode ser transformado em trióxido de enxofre, que, para as vias respiratórias, é ainda mais irritante que o primeiro. Os vegetais são muito sensíveis aos óxidos de enxofre: suas folhas amarelam e, sob altas concentrações de óxidos, chegam a morrer.
Óxidos de nitrogênio:O dióxido de nitrogênio (NO2) é o poluente produzido pelas descargas dos motores de automóveis, especialmente os movidos a óleo diesel e gasolina. Os óxido de nitrogênio constituem a névoa seca que se forma sobre grandes cidades, por ação das radiações solares sobre os gases expelidos pelos veículos automotores. É tóxico para as vias respiratórias, provocando enfisema pulmonar. Reduz a fotossíntese nas plantas e danificada a pintura de carros e outros objetos.
Clorofluorcarbono:É o famoso CFC, uma classe de compostos orgânicos que contém carbono, cloro e flúor. O Freon, nome comercial de um clorofluorcarbono, é usado como propelente em aerossóis, compressores de geladeiras, na fabricação de espumas e para a limpeza de placas de circuito de computadores. Os CFCs não são tóxicos, mas estão sendo abolidos porque se acumulam na atmosfera superior, onde a luz solar os transforma em agentes químicos que destroem a camada de ozônio que protege a superfície da terra da radiação ultravioleta do Sol, muito prejudicial aos seres vivos.
 Particulados:Partículas sólidas ou líquidas finamente divididas no ar ou em uma fonte de emissão. Eles incluem poeira, fumos, nevoeiro, aspersão e cerração. Em geral, são menores do que um mícron de diâmetro, de controle muito difícil, permanecendo no ar durante muito tempo e podendo penetrar profundamente no pulmão humano.



VEGETAÇÃO

1.Quais são as funções das grandes florestas e formação vegetais para a terra e para manutenção da vida?


 A flora amazônica ainda é praticamente desconhecida, com um fantástico potencial de plantas utilizáveis para o paisagismo, e é constituída principalmente de plantas herbáceas de rara beleza, pertencentes às famílias das Arácea, Heliconiaceæ, Marantácea, Rubiácea, entre outras. Essa flora herbácea alem do aspecto ornamental, seja pela forma ou pelo colorido da inflorescência, desempenha vital função no equilíbrio do ecossistema. 
Como exemplo, temos as helicônias, com uma grande variedade de espécies com coloridas inflorescências. São de presença marcante nas nossas matas úmidas e tem uma importante função no equilíbrio ecológico. No continente americano, as helicônias são polinizadas exclusivamente pelos beija-flores que, por sua vez são os maiores controladores biológicos do mosquito palha Phletbotomus, transmissor da leishmânia, muito abundante na Amazônia desmatada. 
 As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
As florestas tropicais são as mais diversas e mais complexas formações vegetais do planeta, abrigando aproximadamente 50% das espécies da terra numa área que corresponde a apenas 7% de sua superfície (daí a importância de priorizadas estas áreas nos esforços de preservação da biodiversidade). Na realidade, estamos apenas começado a compreender o verdadeiro potencial econômico contido na biodiversidade de nossas florestas - utilizando-o na indústria química, farmacêutica, cosmética, entre outras - e seu papel na manutenção da vida na terra.
Há ainda os benefícios imensuráveis trazidos pelas florestas e pelos seres da floresta à nossa qualidade de vida, como o canto de um pássaro de manhã, uma sombra proporcionada por uma árvore e uma linda vista.



sábado, 20 de novembro de 2010

ATMOSFERA - PARTE 2

Quais são as principais funções da nossa atmosfera (filtrar radiação, regular o clima, ciclo de chuvas, os ventos e o efeito estufa, fornecer oxigênio para a manutenção da vida, protege da queda de meteoros etc.). Como podemos explicar a atmosfera do ponto de vista físico, químico com relações as suas funções?



É através da física que a atmosfera tem a capacidade de filtrar as radiações solares que seriam excessivas para a vida terrestre, já que a física trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças


    RADIAÇÃO SOLAR :




Mas uma vez percebemos a relação entre elas, já que devido ao atrito provocado pelo ar constitui uma barreira que impede a entrada de corpos estranhos na atmosfera como meteoros, assim percebemos que a atmosfera tem como importante função proteger a terra.
    
      

METEORO :

 A sua união percebe-se também na regulação do clima evitando o calar que é liberado na superfície da terra, a irradiação terrestre atinja as altas camadas da atmosfera, perdendo-se, e faz com que esse calor fique retido na troposfera. É por isso que  a superfície terrestre possui em média uma temperatura de 15º C.

É a fonte da vida. Em sua composição existe oxigênio fundamental para os seres vivos.

O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes diárias e assim não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta.


EFEITO  ESTUFA :



A água desempenha papel central no clima, apesar de responder por proporção tão pequena da atmosfera. Nesse ciclo, a água se evapora do oceano em forma de vapor de água e por fim retorna à terra e ao mar em forma de precipitação .


O CICLO DA CHUVA :

O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.

O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica). 


 

ATMOSFERA

A atmosfera não se relaciona somente com a física, ela tem uma importante relação com a química. Isso por que a nossa atmosfera é constituída por gases como o CO2 e o O2.
Daí percebemos essa relação já que a química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem.

Na atmosfera percebemos também a relação físico-química.
Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa.

A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os gases restantes são muitas vezes referidos como gases traços [1], entre os quais estão incluídos os gases do efeito estufa, como vapor de água, o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e o ozônio.
Vários poluentes industriais também podem estar presentes, tais como o cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio elementar e compostos de enxofre, tais como dióxido de enxofre (SO2, que pode causar a chuva ácida).

Atmosfera da terra




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A sociedade industrial e tecnológica vem produzindo inúmeros efeitos sobre o meio ambiente. Muitos deles claramente danosos, como a emissão de gases poluentes por usinas, automóveis e fábricas. Alguns desses gases também estão relacionados com o efeito estufa, responsável pelo aumento progressivo da temperatura média do planeta.

Um dos causadores dessas emissões é o motor de combustão interna (gasolina, diesel, álcool), que queima combustíveis para alimentar os motores e gera gases na emissão do escape. Outro grande vilão é a usina do tipo termelétrica, que queima combustíveis fósseis para gerar energia elétrica. Ao mesmo tempo, há várias questões em jogo: desmatamento, superpopulação, consumo racional de energia e energias renováveis, entre outros tópicos.

Página 3
Contribuição relativa de gases provenientes de atividades humanas ao efeito estufa

Também não podemos esquecer que muitos 2 fenômenos climáticos são regidos pela física: ventos, alterações de pressão locais, deslocamentos de frentes frias, influência dos mares e lagos na estabilização do clima, etc.

Por conta disso, é importante estudar esses dois assuntos (poluição e clima) e procurar relacioná-los (partindo dos conteúdos da física e das demais disciplinas da área de ciências da natureza).

"Quais as principais funções dos oceanos do ponto de vista climático e de manutenção de vida? "




A distribuição dos oceanos no planeta.

O estudo específico dos oceanos e mares é denominado de oceanografia. 

Os oceanos e mares exercem uma grande relevância para a biosfera. Do ponto de vista ambiental contribui na composição e equilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres (fitoplanctons) que são responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade. 
 Partindo da teoria evolucionista, a vida surgiu nos oceanos (primitivos), e atualmente abriga uma gigantesca quantidade de vida marinha. 
Do ponto de vista humano (social), os oceanos e mares exerceram e ainda exercem grande importância no que se refere às estratégias militares e comerciais, a exportação, a pesca, o turismo e muitos outros. 
Desse modo, países que não dispõe de um litoral permanecem dependentes de outras nações para escoar sua produção destinada à exportação e receber as importações, isso faz parte da realidade de países como Afeganistão, Áustria, Suíça, Paraguai e Bolívia. 
 A enorme i
mportância dos oceanos e mares é notória, mas qual é o significado de ambos? 
 Oceanos correspondem a gigantescos volumes de água salgada que se encontram dispersas sobre grande parte da superfície terrestre. 
 No planeta são identificados cinco oceanos, apesar de todos possuírem ligações uns com os outros, são classificados como: oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico. 
 Inseridos nesses oceanos estão os mares, essa expressão significa regiões ou partes dos oceanos que se encontram nas proximidades dos continentes, em alguns casos eles se estabelecem no interior dos mesmos. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

História da física !

História da Física

    A Física é a ciência das propriedades da matéria e das forças naturais. Suas formulações são em geral compactantes expressas em linguagem matemática.
    A introdução da investigação experimental e a aplicação do método matemático contribuíram para a distinção entre Física, filosofia e religião, que , originalmente, tinham como objetivo comum compreender a origem e a constituição do Universo.
    A Física estuda a matéria nos níveis molecular, atômico, nuclear e subnuclear. Estuda os níveis de organização ou seja os estados sólido , líquido, gasoso e plasmático da matéria. Pesquisa também as quatro forças fundamentais: a da gravidade ( força de atração exercida por todas as partículas do Universo), a eletromagnética ( que liga os elétrons aos núcleos), a interação forte (que mantêm a coesão do núcleo e a interação fraca (responsável pela desintegração de certas partículas - a da radiatividade).

    Física teórica e experimental - A Física experimental investiga as propriedades da matéria e de suas transformações, por meio de transformações e medidas, geralmente realizada em condições laboratoriais universalmente repetíveis . A Física teórica sistematiza os resultados experimentais, estabelece relações entre conceitos e grandezas Físicas e permite prever fenômenos inéditos.